Núcleo de Fado - Porto

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um projeto em construção " Por todos acarinhado " Feito amor e devoção " P´ra melhor servir o Fado.
Jose Fernandes Castro
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A sua opinião ajudar-nos-á, certamente, esperamos por ela em:
selodasmemoriasfado@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 15 de janeiro de 2012

E tudo começou assim...

Outubro de 2007
Um grupo de amigos liderado pelo fadista Alfredo Guedes *na foto*  e por Mário Pinto "amante de fado" reúnem-se pela primeira vez nas instalações do Grupo Dramático Monte Aventino, para um almoço/convívio, dando assim início à Tertúlia.

Os participantes eram, e são, cidadãos comuns da sociedade portuense cuja paixão pelo FADO é perene.

Foi com a guitarra de Adão Pereira, que entretanto viria a ser substituído por Samuel Cabral, e a viola de Paulo Faria de Carvalho qua a tertúlia deu os seus primeiros passos. 

Saliente-se também a presença do guitarrista António Carvalho e do violista Raúl Rocha em alguns dos convívios.

Os almoços/convívio eram realizados ao rimo de 6/7 encontros anuais, com predominância no Grupo Monte Aventino onde encontramos sempre a inexcedível simpatia do seu presidente, o amigo Humberto Teixeira e da sua simpática esposa, Luísa Teixeira

Maio de 2088
No almoço/convívio de Maio de 2008, o fadista/letrista Manuel Augusto Costa, hoje presidente do Núcleo, surprendeu tudo e todos com uma letra alusiva á tertúlia e aos tertulianos, letra essa que batizou com o título "A Nossa Tertúlia"e que todos passaram a cantar usando a musica do fado "A minha rua" de Nóbrega e Sousa.

18 de Outubro de 2009
Realiza-se, no salão de festas do Grupo Monte Aventino, um almoço/convívio de gratidão e reconhecimento em honra do consagrado fadista Alfredo Guedes, festejando o seu 76º aniversário. 
Ao evento, com lotação totalmente esgotada, seguiu-se uma sessão de fados apresentada por Tony Lopes e Sérgio Marques, com a presença de 35 fadistas, todos eles acompanhados por Adão Pereira e Paulo Faria de Carvalho.
Destaca-se a presença do fadista Nuno de Aguiar e do poeta António Torre da Guia.

17 de Dezembo de 2010
Almoço de Natal onde, por sugestão do fadista/letrista José Fernandes Castro e a anuência de todos os presentes, a tertúlia passou a denominar-se "Os Reguilas do Fado" em homenagem a Alfredo Guedes.

05 de Maio de 2011 
Foi criada uma comissão dinamizadora composta de 5 elementos para elaboração dos estatutos.
Os eleitos foram:
Manuel Augusto Costa, Alfredo Guedes, Eduardo Pinto, Miguel Moura e Campos Costa.

18 de Junho de 2011
Numa parceria com a Secção Cultural do Grupo Monte Aventino, realiza-se uma Noite de Fados para promover o Dia Nacional do Fadista Amador.
Mais de 20 fadistas, acompanhados por Samuel Cabral, Paulo Faria de Carvalho e Amãndio Pires abrilhantaram essa noite com apresentação do fadista Manuel Salé.

21 de Julho de 2011
Apresentação do CD de Eduardo Pinto na Associação de Moradores da Lomba.

14 de Outubro de 2011
Foram apresentados pela Comissão Dinamizadora os Projetos de Estatutos, Proposta de Sócio e Registo Individual de Fadista.
Foi também agendada para as 15h do dia 20 do mesmo mês, uma reunião de trabalho nas instalações da Associação de Moradores da Lomba

20 de Outubro de 2011
... e assim nasceu  a Associação Cultural "Os Reguilas do Fado" hoje "Selo das Memórias